Notícias

CCR Barcas adia mudança nos horários da estação do Cocotá

Comissão da Alerj notifica empresa e cobra explicações sobre a mudança na grade de horários


30/12/2019

Mudança na grade de horários será feita no dia 8 de janeiro // Foto: Arquivo/Ilha Notícias
Mudança na grade de horários será feita no dia 8 de janeiro // Foto: Arquivo/Ilha Notícias

A concessionária CCR Barcas adiou a decisão de alterar os horários da estação das barcas do Cocotá para o dia 8 de janeiro. O adiamento ocorreu após o presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Dionísio Lins, notificar a empresa e cobrar explicações sobre a mudança. A empresa recebeu a notificação na última sexta (27).

O deputado pediu para que a empresa enumere os motivos que levaram a alterar a grade de viagens sem aviso prévio à agência reguladora (Agetransp), à secretaria estadual de Transportes e sem consultar os passageiros. Dionísio também afirmou que vai pedir um parecer da Promotoria do Governo do Estado sobre a decisão da CCR.

– Essas mudanças vão atingir diretamente os usuários que já têm seu dia a dia programado, dentro dos horários existentes. Queremos saber se foi realizado algum tipo de estudo técnico sobre o impacto que essa decisão causará aos usuários e, caso afirmativo, que ele seja apresentado. Para se ter uma ideia, a barca de 8h, que faz a linha Cocotá - Praça XV transporta diariamente cerca de 600 pessoas. Isso sem falar dos moradores de Paquetá, que têm nas barcas seu único meio de locomoção. Uma verdadeira covardia! – afirmou o deputado.

Três dias antes de receber a notificação, a CCR havia anunciado alterações na grade de horários das estações das barcas. Com isso, os passageiros da estação do Cocotá teriam saídas para a Praça XV nos horários de 5h50, 7h10 e 9h e voltas às 13h40, 17h, 18h50 e 20h10. Além disso, a CCR decidiu estabelecer paradas na estação do Cocotá entre o percurso Ilha de Paquetá x Praça XV. Dessa forma, o insulano ganharia viagens para Paquetá nos horários de 14h40, 18h, 19h50 e 21h10.