Notícias

Biblioteca no Cocotá é reinaugurada

Espaço foi revitalizado com a parceria entre Prefeitura e Fecomércio


Por Nycolas Santana

10/05/2024 - Edição 2197

Sob nova gestão, a Biblioteca Euclides da Cunha, no Cocotá, foi reinaugurada no dia 30 de abril. Único espaço público de leitura e pesquisa na disponível na região, a biblioteca agora é administrada pelo Sesc-RJ, fruto de uma parceria entre a Fecomércio-RJ e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e vai viver uma nova fase, mais moderna e interativa. 

Como parte do programa Bibliotecas do Amanhã, a unidade foi submetida a um processo abrangente de recuperação e modernização de sua infraestrutura, visando oferecer um espaço mais acolhedor e funcional para os insulanos. O objetivo é promover o acesso à cultura e ao conhecimento de forma democrática e inclusiva para a população. 

Após as reformas, a Biblioteca Euclides da Cunha reabriu as portas com espaço expositivo e biblioteca infanto-juvenil no 1º piso; auditório e outro espaço para o público adulto no 2º piso, além de duas salas multiuso, com ambiente climatizado e com acesso à internet. Em breve serão inaugurado um espaço ACT (Arte, Ciência e Tecnologia), que oferece cursos, equipamentos digitais para desenvolvimento de projetos, computadores, impressoras 3D e equipamentos de fabricação digital. 

— Um equipamento modernizado e requalificado é a materialização de um sonho enquanto poder público que pensa nas pessoas. Porque sabemos o quão é importante para os moradores do bairro ter este espaço como segunda casa — disse a secretária municipal de Cultura em exercício, Mariana Ribas. 

Além das melhorias na estrutura, a Rede Sesc-RJ iniciou um processo de renovação de acervo, com a expectativa de disponibilizar cerca de 7 mil obras para o público. A biblioteca também vai oferecer atividades culturais aos insulanos, como apresentações artísticas, exposições e saraus, além de um espaço para que comerciários obtenham a credencial Sesc, que dá direito a uma série de atividades e serviços da instituição.  

— Estamos ampliando e qualificando a oferta de serviços e atividades promovidas na Biblioteca Euclides da Cunha, tornando-a um espaço ainda mais democrático de conhecimento, convivência e aprendizado para a população da Ilha do Governador, além de contribuir com o fomento da cadeia produtiva da cultura e empreendedorismo da região, através de atividades regulares que já começaram a ser oferecidas na unidade. Queremos que a população da Ilha ocupe esse espaço e nos ajude a construir um ambiente acolhedor e gerador de conhecimento — afirma Iara Costa, responsável pela Rede de Bibliotecas do Sesc-RJ.

A Biblioteca Euclides da Cunha está aberta de terça a sexta-feira, de 9h às 20h, e sábados e feriados, de 9h às 18h. Qualquer pessoa pode frequentar a Biblioteca e terá direito a pegar até 3 livros emprestados na unidade, apresentando documentos de identificação e com prazo de devolução de 14 dias. Outras informações: 3368-7797.