Notícias

Bernardo superou as dificuldades e se tornou um campeão

Atleta de luta livre enfrentou as barreiras da vida para se consolidar no esporte


Por Nycolas Santana

20/11/2020 - Edição 2016

Bernardo (ao centro) é inspiração para lutadores da Heel Hook Team, no Guarabu
Bernardo (ao centro) é inspiração para lutadores da Heel Hook Team, no Guarabu

No alto do morro da comunidade, um grupo de doze pessoas treinam golpes de luta livre em um espaço improvisado com tatames na sede da Associação de Moradores do Guarabu. Entre eles, um personagem se destaca pelo foco e dedicação na execução dos movimentos, e sorriso estampado no rosto. Trata-se do jovem Bernardo dos Passos, de 21 anos, um insulano, campeão no esporte e na vida.

Por trás do semblante alegre, Bernardo carrega uma bagagem de batalhas pessoais e histórias de superação. Diz que precisou vencer muitas dificuldades para trilhar um caminho de vitórias e já contabiliza mais de 30 títulos no jiu-jitsu e na luta livre. Ele conta que o início foi bem difícil.

— Minha infância e adolescência foram de muita necessidade. Haviam questões familiares em casa, como o vício da minha mãe em álcool, as brigas que presenciei, e ao mesmo tempo não tínhamos condições de nos sustentar. E no meio de tudo isso eu conheci a luta livre através do Mestre Gleiyson Batista, o Gringola, que me deu uma bolsa para treinar na Academia GFT. Era complicado, mas eu não perdi o foco do esporte — conta Bernardo, lembrando de quando precisou sair de casa, momento que considera o mais difícil de sua vida.

— Foi nessa ocasião que o perrengue veio de verdade, pois passava fome e tinha que pagar o aluguel, além de outras contas e ainda ter cabeça para pensar nos treinos e viagens para as competições. Diversas vezes eu tive que dormir na rodoviária porque meu dinheiro era contado — relembra.

Apesar das dificuldades, Bernardo não se abateu e graças à sua resiliência e perseverança conseguiu superar tudo e agora viver do esporte. Hoje, ele realiza treinos na Academia Rio Fighters, no bairro do Humaitá, com o professor Milton Vieira, ex-lutador do UFC, e dá aulas na comunidade do Guarabu para a equipe Heel Hook Team. Determinado no propósito de continuar ser um campeão mantém o foco nas competições e se prepara para as seletivas do ADCC, um dos principais torneios de luta agarrada do mundo, que serão realizadas em fevereiro.

Bernardo é grato por tudo que já passou. Garante que as dificuldades o fizeram crescer e ser mais forte e preparado para a vida. Hoje mora com sua noiva Evelyn Gouveia, e tem o sonho de dar uma condição mais digna para sua família, sobretudo para a mãe. Além disso, quer ajudar outros jovens através do esporte.

— Quero que as pessoas olhem para mim e vejam que é possível superar as barreiras e vencer. Não quero ser só um exemplo, quero deixar um legado para as pessoas — concluiu.