Boca no Trombone

Beatriz é destaque no Tiro com Arco

Jovem insulana é campeã brasileira juvenil da modalidade


05/11/2021 - Edição 2066

Beatriz se prepara para competir em torneios adultos e se projetar nacionalmente
Beatriz se prepara para competir em torneios adultos e se projetar nacionalmente

A Ilha do Governador tem a tradição de ser uma região que constantemente revela talentos para o esporte no cenário nacional. Uma delas é a insulana Beatriz Linhares, de 18 anos, que se destaca no Tiro com Arco e já conquistou títulos e resultados importantes na modalidade.  

Moradora do Bancários, Beatriz iniciou sua trajetória no tiro com arco aos 13 anos com as melhores referências possíveis. Ela é aluna de Escola de Arqueiros Renato Emílio, administrada pela família pioneira no Tiro com Arco no Brasil. O seu treinador, Fábio Emílio, é Campeão Brasileiro, Campeão Sul-Americano, Medalhista Pan-Americano, além de filho de Renato Emílio e neto de Renato Joaquim, dois grandes nomes da modalidade. 

— Eu sempre tive o interesse pelo arco e flecha muito por conta de livros, filmes, animações em que tinha um personagem arqueiro, e também porque minha mãe tinha um conjunto de arcos indígenas em casa. Mas foi graças a um aluno de violão da minha mãe que eu conheci o esporte de fato. Assim como eu, ele também gostava do esporte e procurou algum local na Ilha que desse aulas. Ele descobriu a escola da família Emílio, que é muito tradicional e me levou junto para fazer as aulas. Desde então me apaixonei! — conta Beatriz. 

O apoio da família faz a diferença para a jovem

Desde cedo, Beatriz se acostumou com o pódio. Já em sua primeira competição, foi a terceira colocada do torneio. A partir daí, conquistou títulos e medalhas em praticamente todas as categorias que disputou. No entanto, em 2019, a jovem teve um percalço que quase a tirou do esporte. Ela teve uma deficiência na vista que causou perda de 50% da visão do olho esquerdo e uma mancha no olho direito. A causa da deficiência até hoje não foi descoberta.

Mesmo com a adversidade, Beatriz não desanimou e seguiu firme no Tiro com Arco. Recentemente, a jovem sagrou-se campeã brasileira juvenil, a última etapa das categorias de base do esporte, e já se prepara para disputar torneios adultos ainda neste mês de novembro. 

— Meu objetivo é sempre evoluir. Hoje eu sou campeã brasileira juvenil, mas amanhã eu vou competir no adulto. Mais à frente, pretendo disputar torneios fora do país. O meu caminho no esporte é esse, sempre seguir um passo de cada vez — afirma Beatriz, completando — Sempre tive o desejo de conhecer o mundo, e hoje eu sei que o Tiro com Arco pode me propiciar isso. Então é a realização de um sonho e não me vejo mais fora do esporte.