31/01/2025 - Edição 2235
O Carnaval está chegando, e a União da Ilha do Governador já aquece os tamborins para um desfile que promete ser histórico. De olho no retorno ao Grupo Especial, a Baterilha, comandada pelo Mestre Marcelo Santos, vem inovando mais uma vez para conquistar a nota máxima na Sapucaí.
Destaque no Carnaval de 2024, a bateria nota 10 da União da Ilha preparou uma surpresa especial para o desfile de 2025: a “Bossa Baderna”, um momento em que a bateria fará uma paradinha ousada, trazendo um solo especial de liras, pratos e bumbos. A ideia surgiu a partir de uma profunda imersão na sinopse do enredo “Ba-Der-Na! Maria do Povo!”, desenvolvido pelo carnavalesco Marcus Ferreira, que conta a história de Marietta Baderna, bailarina italiana que marcou o século XIX ao misturar dança erudita com ritmos populares nas ruas do Rio de Janeiro.
Além de se conectar com a proposta do enredo, a novidade também homenageia o maestro Giannini, marido de Marietta, e faz referência a um dos momentos mais icônicos da história da União da Ilha: em 2014, quando a escola conquistou um memorável terceiro lugar no Grupo Especial, o som das liras já havia marcado presença no desfile comandado pelo Mestre Ciça. Antes disso, em 1994, com o Mestre Paulão, o instrumento também brilhou na bateria da escola.
— Eu sempre busco algo dentro do enredo que possa ser traduzido em ritmo para a bateria. Quando vi que na época da Marietta Baderna havia o uso de instrumentos de fanfarra, pensei logo em resgatar as liras e criar um efeito único na avenida. Além disso, já tinha essa vontade de homenagear o Mestre Paulão — explicou Mestre Marcelo.
A “Bossa Baderna” será um momento em que a bateria dará espaço para uma mini fanfarra, que executará um solo com liras, pratos e bumbos. Em seguida, a Baterilha responderá, e, na explosão final, todos tocarão juntos, criando um efeito sonoro arrebatador.
A palhinha de como será no desfile da escola, que encerrará os desfiles da sexta-feira de carnaval, dia 28 de fevereiro, da Série Ouro foi dada no ensaio técnico de domingo (26). Além do canto forte da comunidade e do bailado do mestre-sala e porta-bandeira, a bateria foi de longe o segmento que mais surpreendeu no olhar da imprensa especializada e dos torcedores presentes. A expectativa está nas alturas por um desfile arrebatador com a força emanando da bateria do Mestre Marcelo.