Notícias

Bandidos da Maré vem roubar na Ilha

Estatística do roubo de veículos aumentou nos últimos meses


22/10/2021 - Edição 2064

A Comandante Simone Silva fala durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança na Areninha Renato Russo
A Comandante Simone Silva fala durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança na Areninha Renato Russo

Após semanas tensas por conta dos últimos acontecimentos envolvendo seguidos roubos de veículos na região, o Conselho Comunitário de Segurança, presidido por Patrícia Salvador, reuniu-se, na manhã de quinta-feira (21), no espaço da Areninha Renato Russo, e discutiu o problema que preocupa os insulanos. A reunião contou com a presença da comandante do 17ºBPM, Simone Silva e do delegado titular da 37ºDP, Marcus de Henrique.  

De acordo com a comandante Simone, os meses de agosto e setembro, o indicador estratégico de roubo de veículos extrapolou a meta estabelecida em relação a 2020. Segundo informações apuradas com a 37ªDP, foi identificada uma quadrilha especializada neste tipo de delito cuja origem é o Complexo da Maré. O grupo seria responsável por diversos assaltos no Jardim Guanabara e na Ilha do Fundão. A estratégia inicial da polícia foi intensificar o policiamento ostensivo na entrada e saída da Ilha.  

— Atualmente temos um efetivo de 320 policiais no 17ºBPM e nem todos estão aptos a irem trabalhar nas ruas. Por isso eu encaminhei documento pedindo aumento de policiais do Regime Adicional de Serviço e vamos trabalhar para reduzir os índices e manter o que tem dado certo — afirma a comandante.  

O foco da polícia é desarticular a quadrilha e controlar o número do roubo de veículos. A Tenente Coronel Simone acredita que o cerco policial feito na última ação, que culminou em uma troca de tiros no Galeão, possa ter sido um sinal de alerta para os criminosos não voltarem a atuar na região. Na ocasião, um carro foi roubado, uma família foi sequestrada e obrigada a realizar transferências via PIX. 

— É de suma importância que a população utilize o sistema de delegacia online, o DEDIC, para registrar as ocorrências. O registro é fundamental para que a polícia possa utilizar os dados e realocar o policiamento no local correto e fazer as investigações — afirma o delegado.  

Ponto positivo destacado na reunião foi a diminuição no roubo de rua, especialmente nos bairros do Jardim Guanabara e Portuguesa. A comandante atribuiu essa redução ao aumento de efetivo proporcionado pelo Programa Bairro Seguro. De acordo com os dados estatísticos apresentados pelo 17ºBPM, houve uma redução neste índice de 51%.  

Também participaram da reunião o subcomandante do 19ºGBM, Rafael Barreto; o subinspetor Walter, da 12ªIGM; o chefe de gabinete da subprefeitura das Ilhas, Marcelo Salim, além de diversos moradores.