Notícias

Bairro Seguro é elogiado pelos moradores

No primeiro mês do programa na Portuguesa e Jardim Guanabara balanço é positivo


16/07/2021 - Edição 2050

Viaturas ficam baseadas e em patrulhamento nas ruas dos bairros da Portuguesa e Jardim Guanabara
Viaturas ficam baseadas e em patrulhamento nas ruas dos bairros da Portuguesa e Jardim Guanabara

O balanço do primeiro mês do programa Bairro Seguro da Polícia Militar está sendo bastante positivo, de acordo com moradores e comerciantes dos bairros da Portuguesa e do Jardim Guanabara. O projeto, que consiste em melhorar a integração dos policiais com os insulanos a partir do princípio de policiamento de proximidade, já acumula diversas ações bem-sucedidas na região. A presença de três viaturas em cada bairro com equipes de policiais militares fazendo patrulhamento 24h por dia tem aumentado a sensação de segurança nas regiões.  

Uma das ações do Programa Bairro Seguro da Portuguesa viralizou nas redes sociais, e chamou atenção pela sensibilidade e empatia do soldado Gomes, que está na corporação desde 2019. Ele foi acionado por clientes do Supermercado Hortifruti para conter uma mulher que estava em um momento de desequilíbrio emocional, e durante a ação optou por sentar-se ao lado e conversar para entender o motivo do descontrole. A mulher afirmou ter perdido o emprego na pandemia e não ter o que comer, por isso o desespero. Em um gesto nobre, o soldado Gomes a levou em outro supermercado e fez questão de realizar uma compra básica com seu próprio dinheiro, resolvendo o problema momentâneo.  

— Naquele momento o sentimento que tive foi de empatia, amor ao próximo, a sensação de cumprir meu dever, de servir e ajudar, pois vivemos na correria e muitas vezes não escutamos o que o próximo está passando — comentou Gomes.  

Os PMs responsáveis por cada área atendida do Programa Bairro Seguro buscam criar uma rede de relacionamento com a comunidade local ainda maior. Para isso, os grupos de WhatsApp, com regras estabelecidas, têm papel fundamental neste sentido. O morador da Rua Haroldo Lobo, Gabriel Nogueira, destaca o aumento na segurança com viaturas passando constantemente na porta de sua casa.  

— Confesso que o volume de vezes que vi viatura policial fazendo patrulhamento por aqui aumentou de maneira gritante. Os policiais são bem receptivos também. Quando estão baseados em algum local, o morador passa e fazem questão de cumprimentar seja com um “bom dia”, “boa tarde”, isso faz a diferença e aumenta a confiança do morador no policial — conta Gabriel.  

Outra moradora a elogiar foi a insulana Maria das Graças, que reside na Rua Ituá. “Os policiais são super atenciosos e estão dispostos a ajudar em qualquer situação, inclusive me orientaram na hora de atravessar a rua. Muito bom. Espero que continue assim”, finaliza.