Notícias

Aulas de música agradam alunos da Ilha

Núcleo insulano integra a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca


06/12/2019 - Edição 1966

Os alunos demonstraram todo o conhecimento adquirido tocando flauta, violão e cavaquinho em diversas músicas
Os alunos demonstraram todo o conhecimento adquirido tocando flauta, violão e cavaquinho em diversas músicas

A 11ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação – realizou na quinta (28) evento no Ciep Dr. João Ramos, no Moneró, com alunos da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, do núcleo da Ilha do Governador. A orquestra é composta por alunos de diversos colégios municipais e contou com um público de professores e alunos do Ciep, que apresentaram músicas clássicas da MPB.

A orquestra tem o objetivo de fortalecer as ações de educação musical desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino. As aulas acontecem no contraturno escolar e são oferecidos para diversas turmas. Durante a apresentação da orquestra foram recitadas poesias, como parte da apresentação.

— Foi lindo ver a dedicação e preparação dos nossos alunos. Eles participam de aulas com professores especialistas e realizam concertos e outras programações culturais pela cidade. Parabenizo o trabalho dos professores e dos monitores que auxiliam os mestres — disse a coordenadora da CRE, professora Tânia Bendas.

O projeto é dirigido pela professora Marcia Guapyassu, que ensina aos alunos sobre instrumentos de sopro, como flauta doce em seus diversos nipes. Os alunos tem um repertório eclético e tocam desde o rock, até músicas clássicas. Na Ilha, os polos do projeto estão no Ciep Dr. João Ramos e na Escola Municipal Rodrigo Otávio.

— A música é uma arte que precisa ser explorada em todos os aspectos, e através do projeto ensinamos as crianças sobre esse poder da música. Fico muito orgulhosa de vê-los se apresentando, pois é o resultado de um trabalho de todo um ano e vemos que através da música e da arte eles cresceram culturalmente dentro e fora de sala.

A aluna Ana Beatriz, 12, faz parte da orquestra e se diz feliz em participar. “Eu sempre gostei de música clássica e achei a flauta muito bonita, mas nunca imaginei que seria capaz de fazer uma execução no instrumento. Estou muito feliz em realizar esse sonho”.