Notícias

Aterro do Cocotá era lugar de banhistas

Saco da Olaria deu lugar ao Parque Poeta Manuel Bandeira


03/01/2020 - Edição 1970

O Aterro do Cocotá é um centro de atividades esportivas, culturais e de lazer, além de abrigar, desde 2006, o Terminal Hidroviário da Ilha
O Aterro do Cocotá é um centro de atividades esportivas, culturais e de lazer, além de abrigar, desde 2006, o Terminal Hidroviário da Ilha

O Parque Poeta Manuel Bandeira, também conhecido como Aterro do Cocotá, é hoje uma das maiores áreas de lazer da região oferecendo quadras esportivas, estacionamento, pistas de skate, além de abrigar a Areninha Carioca Renato Russo. No entanto, engana-se quem pensa que este espaço sempre existiu. Antes da década de 70, o local era ocupado pelas águas da baía e muitos insulanos se banhavam na Praia do Cocotá e no Saco da Olaria, uma espécie de pequena enseada protegida pela Baía de Guanabara.

Desde o final dos anos 50 empresas insulanas apresentavam projetos para a prefeitura com o objetivo de aterrar o Saco, mas não conseguiam êxito. Apenas em 1965 o projeto saiu do papel e a partir daí começou uma década inteira de obras cujo objetivo era destinar a área aterrada unicamente ao lazer, não sendo permitido qualquer tipo de construção. Em 19 de abril de 1978, o Aterro do Cocotá tomou forma com uma área de 110 mil metros quadrados dos quais 40 mil de áreas verdes.

Após concluídas as obras, o local passou a ser bastante frequentado, principalmente aos finais de semana, quando crianças de bicicleta e patins tomavam conta da vasta área. Porém, anos depois ao redor do Aterro do Cocotá passou a ser utilizado por órgãos governamentais que construíram prédios e estão lá até hoje, como o Detran, Upa e o Fórum. A última grande obra do Aterro aconteceu em 2006 quando ganhou o Terminal Hidroviário. A insulana Maria Cecília, de 56 anos, é frequentadora assídua da Academia Rio Ar livre que funciona no parque.

— É um lugar confortável, aprazível e que serve como grande opção de lazer. Eu moro na Rua Praia de Cocotá e sempre quando posso estou aqui, principalmente em dias da feirinha mix, onde dou uma passeada e compro algumas coisinhas quando posso.