Notícias

Artistas pintam referências da Ilha

Projeto Pintando a Ilha terá exposição em agosto na biblioteca


12/07/2019 - Edição 1945

A Ponta do Tiro, na Praia da Bandeira, foi um dos cenários retratados pelo projeto
A Ponta do Tiro, na Praia da Bandeira, foi um dos cenários retratados pelo projeto

O Projeto Pintando a Ilha, coordenado pelo Polo Cultural da Ilha do Governador, chegou a quinta edição do ano, mantendo o objetivo inicial de realizar pinturas de locais históricos, paisagens, estátuas e bustos da região. A ideia é valorizar os artistas locais que retratam no pincel as imagens com tons artísticos os locais importantes da Ilha.

No domingo, dia 30, foi a vez de três locais que são referência na região serem objeto das obras: o busto de Manuel Bandeira, no Cocotá; a Ponta do Tiro, na Praia da Bandeira; e o Chafariz, da Praça Iaiá Garcia, na Ribeira.

Ao lado de Marcelo Mendes, artista local pinta busto de Manuel Bandeira, no Cocotá

O projeto, que sempre acontece no último domingo de cada mês, começou em fevereiro. Outros 12 lugares já foram motivos do projeto: Pedra da Onça, Busto de Lima Barreto, Igreja de Santo Antônio, Ponte Estaiada, Torre do Aeroporto, Praça do Avião, Relógio do Cacuia, Estátua do Renato Russo, Igreja N. S. Aparecida, Capela N. S. da Conceição, Chafariz da Praça Jerusalém, além do busto de Carmen Miranda.

De acordo com o gestor cultural, Marcelo Mendes, um dos idealizadores do projeto, neste mês de serão pintadas obras da Capela Sagrada Família, Aparu do Jequiá e a Estátua do Leão do Zumbi. Os quadros serão expostos a partir de agosto, na Biblioteca Euclides da Cunha, no Cocotá, dentro das comemorações dos 452 anos da Ilha. “A exposição será uma forma de homenagear os artistas autores dessas pinturas que representam marcos, monumentos e estátuas da Ilha. Eu, como entusiasta da cultura na Ilha, agradeço a todos que participaram diretamente deste projeto”, disse Mendes.

Um dos coordenadores do projeto, Gilberto D'Alma esteve com a insulana Elle Mattos durante a pintura da Ponta do Tiro

A insulana Elle Mattos pintou a Ponta do Tiro e destacou a importância do lugar. “Esse monumento está ligado à história da Ilha e do Brasil. Aqui foi uma das bases militares da reforma armada. O nome do bairro Praia da Bandeira é por causa da bandeira do Brasil que aqui ficava hasteada neste lugar. Portanto é preciso uma melhor conservação nesse lugar que é nosso”.