Notícias

Artesãs fabricam e doam máscaras

Com as atividades da Feira do Artesanato paralisadas elas ajudam o próximo


10/04/2020 - Edição 1984

Eliane Cardoso utiliza tecido TNT na confecção
Eliane Cardoso utiliza tecido TNT na confecção

Com as atividades da Feira de Artesanato da Ilha do Governador suspensas por causa do período de isolamento social, diversas costureiras e artesãs decidiram trocar o foco e se uniram, em tempos de solidariedade, para ajudar o próximo. O grupo agora está confeccionando máscaras caseiras para serem doadas às pessoas que precisam necessariamente sair de casa e não possuem condições financeiras em comprá-las ou fazê-las.

Tudo começou por iniciativa da insulana Eliane Cardoso, de 38 anos, que é uma das organizadoras da feira do artesanato e se inspirou no movimento Masks4All (máscaras para todos) criado na República Tcheca, cujas diretrizes incentivam a produção de máscaras caseiras para driblar a falta do produto no país.

— Eu consigo produzir por dia uma média de 130 máscaras de TNT, todas destinadas para doações. Acredito que para conter o avanço da transmissão do coronavírus é necessário que a população entenda que é preciso ter cautela e obediência. Se cada um fizer sua parte, agindo com inteligência, vamos preservar vidas e sair logo deste período de quarentena, porque não vejo a hora de poder dar um mega abraço na minha mãezinha. Então usem máscaras e higienizem-se — conta Eliane.

O Ministério da Saúde, antes omisso quanto a utilização de máscaras para pessoas que não estavam com sintomas de Covid-19, mudou a orientação e agora chega a estimular a criação de máscaras próprias. Segundo o ministério, o uso das máscaras de pano é de caráter individual e após utilização é extremamente importante que sejam lavadas com água e sabão e deixadas de molho por dez minutos para manter a higiene. A insulana Marinete Moraes, 57, conta com a ajuda da vizinha Margarida de Souza, de 83 anos, para acelerar a produção.

— Invisto no ramo de artesanato desde 2007 para ajudar a pagar as contas e presentear familiares e amigos. Hoje me sinto grata e bastante útil em poder ajudar o próximo neste momento difícil que estamos vivendo. Colocar nossos dons a serviço da população é muito gratificante e ajuda a superar o tempo ocioso que surge com a quarentena.