Notícias

Aplicativo conta com 75 motoristas

Femi Ilha só transporta mulheres. Homem só acompanhado


27/03/2020 - Edição 1982

Parte da equipe que trabalha no transporte exclusivo ao público feminino
Parte da equipe que trabalha no transporte exclusivo ao público feminino

Uma empresa de aplicativo para transporte executivo exclusivo para mulheres e crianças está fazendo sucesso entre as moradoras da Ilha. Trata-se do Femi Ilha, aplicativo desenvolvido pela insulana Marcela Andrade, de 27 anos, que chegou a trabalhar em outros aplicativos de transporte, mas sofria com assédio e brincadeiras de mau gosto de alguns passageiros. O serviço completa um ano de funcionamento em março e já conta com 75 motoristas mulheres prontas para atender as insulanas.

A ideia do Femi Ilha é oferecer mais conforto e segurança tanto para as motoristas quanto para as passageiras. Apenas motoristas mulheres da Ilha são aceitas e, embora as clientes possam se deslocar para outras regiões do Rio de Janeiro, o objetivo principal são corridas apenas na Ilha do Governador. Clientes do sexo masculino só utilizam o serviço caso estejam acompanhados de alguma mulher.

O Femi Ilha surgiu diante do desespero de uma mãe que trabalhava de carteira assinada no Aeroporto do Galeão e, após o fim do auxílio maternidade foi demitida. “Comecei a trabalhar na Uber, mas aconteceram casos de assédio comigo que fizeram repensar se realmente valia a pena correr esse risco. Minha última corrida foi para Copacabana e um homem foi me importunando durante o trajeto e no fim roubou meu celular. Percebi que aquilo não era para mim”, disse Marcela.

Verônica Silva e Marcela Andrade exibem o aplicativo

Marcela relatou este acontecimento para algumas amigas que também sentiram na pele os momentos de apuros que ela viveu. Foi aí que ela percebeu que era um alívio duplo quando mulheres passageiras encontravam motoristas mulheres. E apostou em parceria com a mãe Verônica e a amiga Liana, para criar o Femi. Inicialmente foram criados grupos de WhatsApp que interligavam as passageiras com as motoristas cadastradas. Hoje, o serviço funciona também em aplicativos para Android e IOS. A tarifa para corridas dentro da Ilha custa R$ 10 e o valor é pago diretamente para a motorista.

— Este é um serviço que está à disposição de todas. Eu me sinto orgulhosa e emocionada pelo que o aplicativo se tornou hoje. Nossos carros são adesivados e para se tornar motorista é necessário passar por uma rigorosa avaliação durante a inscrição. Nós possuímos contato com as motoristas e realizamos reuniões quinzenais. Tudo para garantir um serviço de excelência para as mulheres — conta Marcela orgulhosa. Informações: 97011-9711.