Notícias

Alunos disputam desafio da Land Rover

Grupo do Colégio Leonel Azevedo projeta carro de controle remoto


14/02/2020 - Edição 1976

O grupo de alunos precisa vencer diversos desafios, e se dedicar em busca da vitória para representar o Brasil durante a final na Europa
O grupo de alunos precisa vencer diversos desafios, e se dedicar em busca da vitória para representar o Brasil durante a final na Europa

Um grupo de alunos do Colégio Estadual Leonel Azevedo está participando de um projeto internacional, conhecido como “Desafio 4x4 nas Escolas” criado pela Jaguar Land Rover e destinado a motivar alunos do Ensino Médio para os desafios do mundo profissional.

Para execução do projeto os alunos criaram um grupo que funciona como uma microempresa e precisam vencer uma série de etapas, como projetar uma carroceria para o protótipo de um carro de controle remoto tendo como acessórios sensores de luminosidade e de inclinação. Com o protótipo pronto precisam vencer uma pista de obstáculos, além de apoiar um projeto social, captar patrocínio e montar um estande.

É a primeira vez que uma escola da Ilha do Governador participa desse tipo de desafio de empreendedorismo, engenharia e design. A equipe vencedora ganha como prêmio representar o Brasil no exterior, provavelmente na Inglaterra, onde vão participar da fase final do “Desafio 4x4”.

O professor Fabiano Raposo é o coordenador da equipe Rio Lion, do Colégio Leonel de Azevedo, e está confiante no bom desempenho dos alunos. “Essa é uma grande competição e é um privilégio participar. Confio na força do nosso time. Estamos bem representados”.

Um dos desafios do projeto é criar um protótipo de um carro de controle remoto

Os alunos que fazem parte do projeto foram escolhidos pela participação ativa em atividades no colégio, como o sarau e boas notas. A equipe é formada por cinco estudantes que cursam o 2º ano e 3º ano do ensino médio e o EJA.

A aluna Adriana Reis, 17, é a responsável pela gestão do projeto e revela as expectativas dos participantes. “Estamos nos doando ao máximo para conseguir essa vaga que é disputada entre diversas escolas do Brasil. E estamos divulgando o grupo para conseguir patrocinadores”.

Para o diretor do Leonel Azevedo, Valnei Alexandre, a participação dos alunos projeta o colégio estadual. “Ter uma equipe de alunos que abraçou o desafio e está motivada em participar contando com a orientação de professores que fazem a diferença, é um motivo de muito orgulho para todos nós”.

Para conhecer e apoiar o projeto, as informações podem ser obtidas através da página do grupo Rio Lion no instagram @grupolionteam, ou Facebook, facebook.com/riolionteam.