Lusa

Alex Nascif é o novo técnico da Lusa

Treinador comanda a equipe na Copa Rio após destaque no Betim


04/07/2025 - Edição 2257

A Associação Atlética Portuguesa confirmou na terça-feira (2) a contratação do técnico Alex Nascif para comandar a equipe na disputa da Copa Rio 2025. O treinador chega ao clube carioca após se destacar em Minas Gerais, onde conduziu o Betim Futebol ao título do Módulo II em 2024 e, já em 2025, garantiu a 3ª colocação na elite do Campeonato Mineiro, ficando atrás apenas de Atlético-MG e América-MG, deixando o Cruzeiro para traz.  

Com apenas 37 anos, Nascif traz um currículo robusto. Licenciado pela CBF Academy com as licenças A e B, é formado em Educação Física com especializações em Futebol e Ciência do Treinamento Desportivo. Além do sucesso recente no Betim, o novo comandante da Lusa já passou por clubes como Botafogo-PB, América-RN, Vitória, Paysandu, Athletico Paranaense, Tupi e Cuiabá, atuando tanto nas categorias de base quanto no profissional. 

Nascif acumula títulos importantes, como o Campeonato Potiguar de 2019 pelo América-RN, o Baiano Sub-15 pelo Vitória, o Paranaense Sub-17 pelo Athletico-PR, além do acesso e do título mineiro pelo Betim. É reconhecido por montar equipes intensas, organizadas e com forte perfil tático. 

Para o presidente da Portuguesa, Marcelo Barros, a chegada do treinador simboliza uma nova fase para o clube. “O Alex é um profissional moderno, estudioso e que vem provando sua competência por onde passa. Estamos muito confiantes que ele é a pessoa certa para esta Copa Rio e avaliaremos seu trabalho até para o Cariocão 2025. Acreditamos muito nesse projeto e vamos dar todo o suporte necessário”, declarou. 

Alex também demonstrou entusiasmo com o novo desafio. Ele assumiu o clube na terça-feira, dia 1, e já está treinando com os novos jogadores escolhidos neste primeiro momento para a Copa Rio.  

— A Portuguesa é um clube tradicional, com uma torcida apaixonada e uma história bonita. Chego muito motivado. Vamos trabalhar com intensidade, buscando formar um grupo competitivo que represente bem a camisa rubro-verde. A Copa Rio será o nosso foco total nesse início - afirmou o treinador. 

A estreia de Alex à frente do elenco rubro-verde está prevista para o dia 23 de julho, diante do Resende, no Estádio do Trabalhador. No entanto, existe uma possibilidade de adiamento por mais algumas semanas em concordância com os clubes classificados. Nos próximos dias, a diretoria trabalha para anunciar reforços pontuais que atendam ao perfil traçado pela nova comissão técnica.