Notícias

Aeroporto homenageia Santos Dumont

Exposição, aberta ao público, no Terminal 2, conta a história do Pai da Aviação


08/11/2019 - Edição 1962

Na exposição está a réplica mais antiga do avião "Demoiselle" obra de Dumont
Na exposição está a réplica mais antiga do avião "Demoiselle" obra de Dumont

A RioGaleão em parceria com o Museu Aeroespacial, estão realizando uma exposição na praça de eventos do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, em homenagem a Santos Dumont, exibindo várias peças que contam a história do Pai da Aviação. A exposição vai até quarta (13), é gratuita e aberta das 9h às 18h.

Com o título de “Santos Dumont, o Homem Há de Voar”, a exposição tem curadoria da museóloga Amanda Marques e apoio do cenógrafo Clécio Régis. Na inauguração contou com a presença do presidente da RioGaleão Luiz Rocha, e do diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Lebeis Pires Filho. Uma apresentação da Banda Militar da Base Aérea dos Afonsos marcou a abertura do evento.

Na exposição, o público encontra a réplica mais antiga, em tamanho original, do Demoiselle, um dos primeiros aviões criados por Santos Dumont e considerado a sua obra-prima. A mostra também apresenta a trajetória deste visionário brasileiro, que se tornou uma das figuras mais importantes da história, destacando os fatos que marcaram a origem da aviação e, principalmente, detalhes sobre as aeronaves por ele construídas.

Na exposição, telas luminosas apresentam curiosidades sobre a vida e a obra do Pai da Aviação. Entre as raridades que o público pode conferir estão alguns objetos pessoais, como a braçadeira e o colarinho, além de fotos que retratam com detalhes suas criações e a vida social. Outra peça de destaque na mostra é a maquete da casa onde o aviador morou, em Petrópolis, e que atualmente abriga um museu dedicado a ele.

As peças apresentadas na exposição integram o acervo permanente do Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio. O museu da aviação militar e civil do Brasil conta com exposições permanentes, de longa e curta duração, além de aeronaves de relevante valor histórico e tecnológico. A parceria com o RIOgaleão faz parte da estratégia de aproximar a cultura aeronáutica da sociedade civil e integra a agenda de comemorações pelo Mês da Aviação.