Notícias

Aeroporto faz simulação de resgate

RioGaleão reuniu 300 voluntários para exercício de acidente aéreo


18/10/2019 - Edição 1959

A simulação retrata situações comuns de vítimas em casos de acidentes aéreos
A simulação retrata situações comuns de vítimas em casos de acidentes aéreos

A concessionária RioGaleão realizou, na quarta (16), mais uma edição do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo que é realizado a cada três anos. O simulado é um dos testes exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, para avaliar a eficiência dos aeroportos em casos de acidentes aéreos. A execução no Galeão teve a participação de cerca de 300 voluntários e foi aprovada pelos órgãos reguladores.

Com o apoio de diversos órgãos de segurança e similares, a concessionária promoveu o exercício simulando um acidente de aeronave na Baía de Guanabara. Cinquenta voluntários integraram a ação, desempenhando as funções de tripulantes e passageiros resgatados por grupos de salvamentos, na Ilha do Raimundo, próximo a Ponte Velha, localizada cerca de um quilômetro e meio do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Um helicóptero, seis embarcações e doze ambulâncias foram mobilizadas no treinamento.

Na ação equipes tiveram auxílio de um veículo anfíbio

O Hovercraft, veículo anfíbio que o RioGaleão disponibiliza para transporte de recursos marítimos em casos de emergência, também foi testado no simulado. As ações foram monitoradas por três centros de crise que atuaram simultaneamente, no RIOgaleão, no Departamento Geral de Defesa Civil e no Centro de Operações da Prefeitura do Rio.

— Neste simulado, trabalhamos com um dos 12 cenários mais complexos de salvamento de vítimas de um acidente aéreo. O objetivo é encontrar oportunidades de melhoria nos processos de respostas a uma crise. Agora, vamos fazer reuniões para analisar as situações vividas e a eficácia de cada um dos entes que participaram do exercício. Durante o ciclo de três anos, até o próximo simulado, vamos refazer os módulos que precisam ser aprimorados - explicou Marcus Almeida, gerente de Segurança e Resposta a Emergências do RioGaleão.

Para o diretor do Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Albino, a simulação contribui para a sinergia entre os órgãos envolvidos no plano de emergência aeroportuária. “Trabalhamos juntos, com o objetivo principal de garantir a segurança e o atendimento à população do Estado do Rio de Janeiro”.