Notícias

Aeronáutica faz projeto de cidadania

Estudantes participam de atividades de inclusão e integração social na Base Aérea


11/10/2019 - Edição 1958

Comandado pelo Ten. Fábio o programa ensina a disciplina militar para os adolescentes do ensino público
Comandado pelo Ten. Fábio o programa ensina a disciplina militar para os adolescentes do ensino público

O Programa Forças no Esporte, Profesp, é um projeto executado pelas Forças Armadas e acontece na antiga Base Aérea do Galeão e tem como finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, além da inclusão e integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e atividades socialmente inclusivas.

O projeto acontece desde 2014 na Base Aérea do Galeão e é comandado pelo Tenente Fábio, que garante que o programa amplia os horizontes e desperta o interesse por atividades do serviço militar, além de ocupar um tempo ocioso, quando os jovens poderiam estar envolvidos em caminhos tortuosos.

— São diversos os casos que atendemos aqui, pois chegam crianças de diferentes realidades familiares. Nós passamos a servir como exemplo para eles. Fazemos tudo com amor e disciplina. Nós trabalhamos para construir cidadãos melhores que façam a diferença na nossa sociedade. Esse é o legado que queremos passar.

O programa é exclusivo para adolescentes da rede pública de ensino e funciona no contra turno escolar. Alunos que estudam de tarde, fazem aulas de manhã, chegam às 8h tomam café, se reúnem para as atividades, depois almoçam e vão para o colégio. Os que estudam pela manhã fazem as atividades de tarde e chegam às 12h. Almoçam, realizam as atividades, lancham e vão para casa.

A aluna Yasmin Silva é moradora da Vila Joaniza e está no projeto desde 2016. Ela diz que sente em casa e na escola as suas mudanças. “Despertei para a carreira militar, tenho muita alegria de participar aqui e saber que sou apresentada a um futuro diferente, que talvez sozinha em casa eu não conseguiria ter”.

O Profesp acontece todas as segundas, quartas e sextas. Nas terças e quintas o Tenente Fabio estabeleceu parceria com alguns professores para aulas extras para alunos no preparo para o pré-vestibular. Tudo gratuito. As matrículas para o próximo ano já estão abertas e para participar o aluno tem que ter entre 12 e 17 anos e ser matriculado no ensino público Informações: 2138-4377.