Notícias

Ação de baloeiros põe a Ilha em alerta

Grupo de 30 homens armados invadiu aeroporto para recuperar balão-painel


24/07/2020 - Edição 1999

O balão recuperado dentro do Aeroporto do Galeão tinha cerca de 18 metros
O balão recuperado dentro do Aeroporto do Galeão tinha cerca de 18 metros

Uma ação criminosa ocorrida na madrugada de terça-feira (21) em área restrita do Aeroporto Internacional do Galeão chamou atenção dos insulanos. Seguindo a polícia, um grupo formado por cerca de 30 baloeiros armados invadiu áreas do aeroporto na tentativa de recuperar um balão com cerca de 18 metros que caiu na pista. As polícias Federal e Civil, após confirmarem a invasão nas câmeras de segurança, tentaram impedir a ação criminosa e houve intensa troca de tiros, que culminou na prisão de dois homens e na fuga do restante do bando que se deu por motos, carros e até uma embarcação pela Baía de Guanabara.

A ousadia dos criminosos, de acordo com a Polícia Federal, poderia ocasionar um acidente aéreo de proporções gigantescas. Os dois presos, identificados como Aruã Rodrigues dos Santos e Felipe Silva de Jesus, contaram a polícia que a recompensa de R$ 5 mil em espécie e um troféu para quem conseguisse “a qualquer custo” resgatar o balão, motivou o grupo a fazer a invasão. O artefato era bastante disputado por turmas de baloeiros e era chamado de “Balão Painel”.

— Os criminosos presos e os que forem identificados vão ser enquadrados por crimes contra o meio ambiente, por expor a perigo a aviação civil, por associação criminosa com o agravante de bando armado. Estamos investigando as câmeras de segurança. Há também a possibilidade de serem denunciados por tentativa de homicídio — explicou o delegado titular da Delegacia do Aeroporto Internacional do Galeão (Dairj), Adriano França.

Balão também caiu no Condomínio Santos Dumont

Aos finais de semana, principalmente nestas épocas de festas juninas, é comum notar balões no céu da região. A prática de soltar balão é crime, bem como fabricar, transportar e vender, com pena de um a três anos de reclusão, além de multa. No final do mês de junho, um balão parecido com o que foi encontrado no aeroporto caiu na quadra do Condomínio Santos Dumont, na Portuguesa. Segundo os moradores que presenciaram a cena, em menos de cinco minutos, após o balão cair, o condomínio foi invadido por dezenas de baloeiros em carros e motos para recuperar o artefato.

— Eles entraram gritando, não deram satisfação aos moradores e já foram em direção à quadra para tentar recuperar o balão. Alguns deles estavam armados. É um perigo para todos o balão pegar fogo e ficar refém deste grupo de homens armados. Vendo essa ação que ocorreu no aeroporto, imagina o que fariam aqui para tentar recuperar a todo custo? — conta um morador do condomínio, que preferiu não se identificar.