Notícias

Acadêmicos do Dendê quer ser campeã

Escola presidida por Mistura desfila dia 29 na Intendente Magalhães


21/02/2020 - Edição 1977

O presidente Mistura com parte da equipe que cuida dos ajustes nos figurinos
O presidente Mistura com parte da equipe que cuida dos ajustes nos figurinos

O carnaval do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Dendê está em fase final de preparação e a expectativa da diretoria da agremiação, comandada pelo presidente Carlos Mello, o Mistura, é apresentar um excelente desfile e conquistar o acesso para o Grupo C. Este é o primeiro ano da nova diretoria e algumas mudanças são visíveis, fato que certamente antecede dias cada vez melhores para a escola que em 1998 já desfilou na Marquês de Sapucaí.

Com o enredo “Reciclando Carnavais”, o Dendê pretende fazer um desfile de fácil leitura e por isso as alas farão homenagens aos grandes e tradicionais blocos carnavalescos do Rio de Janeiro, como o Bafo da Onça, Cacique de Ramos, Cordão do Bola Preta, entre outros. De acordo com Mistura, o carnaval do Dendê está avaliado em cerca de R$ 33 mil.

— Tenho certeza que colocaremos um grande carnaval na avenida. Serão 13 alas, duas alegorias e 426 componentes empolgados e prontos para fazer a diferença durante o desfile. Já entregamos as fantasias da bateria e da maioria das alas. Agradeço à minha diretoria: vice-presidente Allan; tesoureiro Gugu; coreógrafo Léo Calvo; Anderson do som e ao Ronaldo da Creche Casulo, entre outros.

A baiana Dona Bia expõe uma das fantasias do Dendê

Para a montar o carnaval deste ano, Mistura montou uma força-tarefa e utilizou seus conhecimentos no mundo do samba para conseguir ajuda. A União da Ilha, através do presidente Djalma Falcão, se mostrou uma grande coirmã e aliada ao doar tecidos, acabamentos, fantasias, além de carros alegóricos, que vão ser fatores importantes para as notas do Dendê. A sinopse do carnaval é de autoria do talento do ex-carnavalesco da União, Severo Luzardo, grande amigo do presidente Mistura.

O brilho e o trabalho minucioso, que busca a perfeição de cada corte das fantasias, vem do atelier do Acadêmicos localizado no Campo do Dendê. O responsável por ele é Cristian Fernando, 31, que ajuda a escola há três anos e possui grande experiência adquirida pelo trabalho em outras agremiações, além de ter ao seu lado a fiel escudeira Bia, pessoa gentil, sempre disposta a colaborar.

— A recompensa é ver o resultado do nosso trabalho com as pessoas brincando e pulando o carnaval e, principalmente, elogiando as fantasias. É uma sensação boa incrível — conta Cristian.
A Acadêmicos do Dendê é a 15ª escola a desfilar na Avenida Intendente Magalhães no sábado das campeãs (29). O desfile está marcado para 2h30.