Notícias

A história do Hino da Ilha do Governador

Autor é o músico e professor Alexandre Denis


Por Juberto Santos

03/12/2021 - Edição 2070

Quando falamos sobre a nossa Ilha do Governador observamos o mapa, os bairros, pontos turísticos, o brasão de armas, mas há mais um importante e marcante símbolo: o nosso Hino. Sua letra e música foram compostas pelo saudoso músico e professor Alexandre Denis no ano de 1964, com o nome de “Ilha Maravilhosa”. Tornou-se oficialmente Hino do então bairro da Ilha do Governador, sendo publicado no Diário Oficial de 16/06/1964 pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Guanabara. Lembro que a Ilha deixou de ser um bairro no ano de 1981 e, hoje, ela é uma região composta por 14 bairros. Portanto, a Ilha do Governador, atualmente, não é bairro! 

Nas décadas de 1970 e 1980 o hino era muito executado em apresentações públicas com o Coral regido pelo professor Alexandre e também nas escolas insulanas.  Muitas pessoas o sabem de cor até os dias de hoje.  

Sua sobrinha, a professora Fabiana Moura, lembra: “Falar de Alexandre Denis é recordar a minha infância cercada de música pela casa. Assisti a diversas apresentações do meu tio pela Ilha do Governador e viagens com o seu Coral. Pessoa simples, inteligente, carinhoso, dedicado à família e à profissão. Foi exemplo de coragem, pois trabalhar com música não é fácil no Brasil. Não foi à toa que virei professora de Artes. Viva  o maestro Alexandre Denis!” 

Na letra, o autor aborda fatos históricos importantes e traz referências a muitas belezas naturais. Interessante é que vemos o termo “Maracajás” – pequeno gato selvagem que habitou a região e também “Paranapuã” (seio do mar, colina do mar, na língua Tupi), que foi um dos primeiros nomes da nossa Ilha dado pelos nativos Temiminós.  

Você já conhecia nosso Hino? Já o escutou? Não? No Youtube, facilmente o encontramos – “Hino da Ilha do Governador” e podemos aprender a cantá-lo. Ao lado, veja a partitura, cedidos gentilmente por sua filha Silvia Denis.  

Fico desejoso que ele volte a ser tocado e cantado mais e mais em nossa Ilha e também que nossos estudantes possam tê-lo presente nas escolas. Ele pode ser utilizado tanto por docentes de música, como de Geografia, História, Ciências, Língua Portuguesa. É interdisciplinar. Muito obrigado, professor Alexandre Denis!