27/02/2026 - Edição 2291
A bailarina e empresária insulana Christina Motta carrega uma trajetória marcada pela arte. Fundadora da In’ Cena Cia de Dança, a professora, coreógrafa e empresária soma mais de três décadas transformando vidas por meio da arte.
Nascida em Campinas, Christina chegou ao Rio de Janeiro com apenas cinco meses de idade. Filha de aeroviário, viveu a infância em constante mudança até fixar residência na Ilha, onde desembarcou pela primeira vez aos seis anos e se estabeleceu definitivamente aos 12. Foi ainda quando criança que descobriu o chamado para a dança: influenciada pela mãe, que ouvia música clássica, entrava em transe sempre que a melodia ressoava pela casa.
Aos quatro anos iniciou suas primeiras aulas e, desde então, se encantou pela dança. Na adolescência, estudou na Escola de Dança Slava Goulenko, e posteriormente se formou na Escola de Dança Hortência Mollo, onde se aperfeiçoou em balé clássico, jazz, dança moderna, dança contemporânea, dança flamenca e sapateado. Fez testes para escolas renomadas, como a Maria Olenewa, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e começou a dar aulas muito cedo, aos 14 anos de idade.
— Eu gostava sim da dança, tanto que me preparei para performar em alto nível. Mas com o passar do tempo eu me encantei pela produção. Foi então que comecei a criar gosto pela elaboração de coreografias e espetáculos — conta Christina.
Antes de abrir sua própria escola, Christina deu aulas no Iate Clube Jardim Guanabara, onde aperfeiçoou sua vocação não apenas para dançar, mas para ensinar e criar. A paixão por montar coreografias e espetáculos foi o impulso definitivo para abrir a In’ Cena, em 1998, quando tinha apenas 21 anos.
— A In’ Cena é um ambiente totalmente diferente, onde a gente pensa a arte como um todo. Aqui o aluno não faz só uma aula de dança tradicional. Aqui ele é estimulado a explorar outras danças, a cantar, interpretar, se arriscar e se expressar — afirma.
A escola cresceu junto com ela. Seus alunos se tornaram professores, seus espetáculos ganharam corpo. Para Christina, a evolução dos alunos sempre foi o combustível que impulsionou sua própria evolução como professora e artista.
Hoje, Christina leva uma rotina intensa, dividida entre ser mãe, dançarina, coreógrafa e empresária. Casada há cinco anos com Marco Antônio, é mãe dedicada de João Miguel, de 3 anos, que a acompanha inclusive nas aulas. Entre ensaios, apresentações e a administração do espaço, Christina continua presente em cada detalhe da In’ Cena, que se tornou, ao longo dos anos, uma referência na região.
Christina olha para a própria trajetória com a certeza de ter contribuído para a formação de gerações de dançarinos talentosos que passaram pelas salas de aula da In’ Cena — e que, graças a ela, descobriram a beleza de viver a arte em sua forma mais completa.