Notícias

A arte de Grafiteiros na Escola Rotary

Projeto homenageia os insulanos Luiz Gonzaga, Chiquinha Gonzaga e Vinicius de Moraes


26/02/2021 - Edição 2030

O diretor da escola Rotary, Fábio Emmanoel ficou feliz com a iniciativa
O diretor da escola Rotary, Fábio Emmanoel ficou feliz com a iniciativa

Os alunos da Escola Municipal Rotary, localizado na Freguesia, tiveram uma surpresa nesta volta às aulas da rede pública de ensino. O muro do colégio foi pintado pelo Grupo de Grafiteiros Rio Esporte Arte.

O grupo realiza pinturas artísticas em fachadas de prédios por toda a cidade do Rio de Janeiro desde 2013 e é referência em arte urbana. Eles estiveram na escola no dia 9 de fevereiro para realizar o trabalho artístico na parte externa do muro da escola. A pintura homenageia os músicos Luiz Gonzaga, Chiquinha Gonzaga e do poeta Vinícius de Moraes, que foram moradores da Ilha e se tornaram grandes nomes da cultura brasileira.

Uma das participantes da iniciativa é a insulana Ju Angelino, um talento da região que participou da pintura do maior mural de Graffiti do país. Ela é ex-aluna da Escola Rotary e reuniu os amigos Nicolau Mello, Hebert Marques, Leonardo Oscar, Miguel Walcacer e Pedro Carneiro, que fazem parte do grupo para ajudá-la na empreitada.

— O período da pandemia afetou muito o pessoal que trabalham com arte. Tivemos que correr atrás de projetos e pequenos trabalhos para resistir à crise. Foi aí que descobrimos a Lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura durante a pandemia, e nos inscrevemos com um projeto. A contrapartida era contribuir com a pintura numa Escola Municipal do Rio de Janeiro, e o destino colocou a Rotary no nosso caminho — explica Ju Angelino.

Para Ju Angelino, o fato de ter sido na Ilha do Governador e a Escola Rotary, onde passou sete anos de sua vida, fez com que o projeto tivesse um toque pessoal.

— Isso fez com que eu ficasse com os holofotes voltados um pouco para minha história. Por isso, um dos artistas representados foi o Gonzagão, que é minha forma de homenagear minhas avós, nordestinas, que foram pilares na minha criação e tinham a figura dele como uma santidade, um Rei — conta.

Para o diretor da Rotary, Fabio Emmanuel, a iniciativa foi bastante positiva, sobretudo pelo fato de envolver a ex-aluna Ju Angelino, o que reforça ainda mais o vínculo da escola com o trabalho artístico.

— Para nós foi uma benção. Graças a uma ex-aluna fomos agraciados com esse projeto e tivemos a oportunidade de ter o muro de entrada do colégio revitalizado. Seremos eternamente gratos pela iniciativa do grupo — agradece Fábio, completando em seguida — O muro ficou bem bonito! Estão todos de parabéns.