Notícias

ACM oferece aulas de Esgrima Lusitana

Professor Mauro Monteiro ensina grátis a arte marcial


Por Nycolas Santana

10/05/2024 - Edição 2197

Uma nova modalidade esportiva vem chamando a atenção. Trata-se da Esgrima Lusitana, um esporte que alia artes marciais e cultura portuguesa. Com aulas gratuitas sendo oferecidas na ACM-Ilha, o esporte começa a ganhar espaço na região. 

Também conhecido em Portugal como o “Jogo do Pau”, a Esgrima Lusitana é uma arte marcial de origem medieval na qual os participantes utilizavam pedaços de pau para combater. Com o passar dos anos, a modalidade evoluiu e os pedaços de pau se tornaram bastões de até 1,5 metros, com uma das pontas mais largas. O esporte consiste em atingir o oponente com a ponta do bastão utilizando, na maioria das vezes, movimentos circulares. 

As aulas são ministradas pelo professor Mauro Monteiro. Descendente de portugueses, o professor conta que começou a dar aulas de Esgrima Lusitana após descobrir que a origem do esporte tem relação com sua família. 

— Um dos autores mais famosos de Portugal, Aquilino Ribeiro, escreveu um livro chamado “O Malhadinhas”. Esse livro conta histórias vividas pelo meu avô António Malhadas. No livro, ele conta que era comum a prática de uma arte marcial em que os homens combatiam com o varapau, que depois viria a se tornar a Esgrima Lusitana. Ao conhecer essa origem, fiquei interessado em aprender o esporte para ensiná-lo aqui na Ilha do Governador — conta o professor Mauro. 

De acordo com Mauro, o esporte é livre para qualquer idade e permite que o praticante desenvolva sua força, agilidade e coordenação motora, além de ganhar autoconfiança.  

— O que torna a Esgrima Lusitana interessante é que é um esporte de combate em que se utiliza uma arma, que é o bastão, mas com regras que permitem a prática sem que o participante se machuque. Além disso, é uma forma de combate que permite que você lute com múltiplos adversários, pois se utiliza um bastão longo — explica Mauro. 

As aulas acontecem aos sábados, de 10h às 12h, na quadra da ACM-Ilha, e são gratuitas. Para se inscrever ou obter mais informações, basta entrar em contato com o professor pelo telefone 98664-5071.