Notícias

37ªDP instala núcleo de denúncias de violência contra mulher

Polícia orienta fazer o registro imediatamente após agressão


11/10/2019 - Edição 1958

Membros do CCS, o delegado William e agentes que  trabalham no Nuam
Membros do CCS, o delegado William e agentes que trabalham no Nuam

A 37ª Delegacia Policial inaugurou em suas instalações um Núcleo de Atendimento à Mulher, o Nuam. O espaço foi criado através de gestões do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) e se destina a prestar atendimento mais reservado e especializado às mulheres vítimas de violência, para que se sintam mais acolhidas e seguras para denunciar.

O Nuam ocupa uma sala preparada especialmente para atender as mulheres, e as ocorrências e investigações estão a cargo das investigadoras Jennifer França e Lisie Mattos. Para elas o núcleo dá celeridade aos processos e incentiva a denúncia.

— Nós sabemos como é difícil muitas mulheres denunciarem seus agressores, pois muitas vezes moram com eles, razão da necessidade da criação do espaço especial. Logo que a denúncia é feita, ouvimos as partes e encaminhamos a vítima para exame de corpo de delito. É muito importante que as mulheres saibam que não serão esquecidas durante o processo.

Na Ilha, por mês, são feitas aproximadamente 80 denúncias de agressão à mulher. O Nuam funciona de segunda a sexta e a delegacia no horário entre 9h e 17h. Entretanto a delegacia recebe as denúncias no plantão 24h. As investigadoras incentivam as vítimas a denunciarem sempre logo após a agressão.

— Caso a mulher vá fazer o registro fora do horário de funcionamento do Nuam e queira ser atendida somente pelo nosso departamento, deve ir ao Hospital Evandro Freire, e pedir ao médico um laudo para comprovar a agressão. Acontecem muitos casos que a vítima acha que não vai dar em nada e desanima em fazer a denúncia, mas com essa atitude ela dá poder ao agressor o que não pode acontecer — disse Lisie.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Patrícia Salvador, ressaltou a importância da instalação do órgão na Ilha. “O Nuam vai trabalhar em parceria com a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar. Nem todas as delegacias da cidade tem esse órgão de proteção e as mulheres na Ilha podem se sentir privilegiadas e cuidadas”.